“Ele vai poder usar dados, informações e tecnologia para, de maneira até fraudulenta, tentar rebater as alegações de desmatamento na Amazônia”, sugere a jornalista
247 – A jornalista Nathália Urban, em participação na TV 247, rechaçou a visita do bilionário Elon Musk, homem mais rico do mundo e CEO da Tesla, ao Brasil para se encontrar com Jair Bolsonaro para tratar, entre outras investidas tecnológicas, de monitoramento na Amazônia através da tecnologia Starlink, sua empresa de internet.
A jornalista lembra que a tecnologia utilizada por Musk vai permitir livre acesso para explorar os dados coletados durante o “monitoramento” de áreas remotas da Amazônia.
>>> Além de entregar o mapa da Amazônia, Bolsonaro oferece base de Alcântara a Elon Musk
“Esse sistema da Starlink funciona através de satélites. Então teremos diversos satélites de uma pessoa que não é nada confiável monitorando a Amazônia”, pontua.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Urban destaca que a aceitação de Bolsonaro em relação às boas ações de Musk na Amazônia são questionáveis, pois, no passado, pesquisadores, cientistas e pessoas que lutam pelo meio ambiente foram chamadas de “loucas, conspiracionistas e mentirosas” ao apresentarem dados de monitoramento via satélite.
“O diretor do INPE [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Ricardo Magnus Osório Galvão], por exemplo. Ele saiu do cargo porque foi chamado de mentiroso quando mostrou dados dos satélites de monitoramento da Amazônia, mostrando o tamanho do desmatamento”, lembra.
“Ele vai poder usar esses dados, informações e tecnologia para, de maneira até fraudulenta, tentar rebater as alegações de desmatamento na Amazônia”, conclui.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio