Segundo o documento apresentado pelo deputado do PCdoB-SP, houve “um claro intuito de associar a pessoa negra a um animal, explicitando o racismo da conduta”
247 – O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) e pediu a instauração de um inquérito policial contra Jair Bolsonaro (PL) por crime de racismo, após dizer, nessa quinta-feira (12), que ‘negros são pesados em arrobas’.
De acordo com o documento apresentado pelo deputado, a declaração de Bolsonaro “possui cunho inegavelmente racista, tendo em vista que arroubas é uma medida utilizada para pesar animais”. “Ao utilizar o termo, há um claro intuito de associar a pessoa negra a um animal, explicitando o racismo da conduta”, destacou.
>>> Rui Falcão: racismo é crime inafiançável e Bolsonaro deve ser preso
“Importante dizer que tal declaração reveste-se de especial gravidade na medida em que é cometida pelo Presidente da República, cargo de especial relevância, às vésperas do aniversário da abolição da escravatura”, continuou Orlando Silva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Ante o exposto, requer seja a presente petição autuada e determinada a instauração de inquérito policial para apuração dos fatos descritos, além de encaminhada à Procuradoria Geral da República para providências”.
O Partido dos Trabalhadores recorreu ao STF e protocolou uma notícia-crime contra Bolsonaro.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o website Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio