Desfiliação do vereador Camilo Cristófaro foi anunciada 24 horas após ele proferir frases de cunho racista durante uma sessão da Câmara Municipal de São Paulo
247 – O PSB anunciou, nesta quarta-feira (4), a desfiliação do vereador paulistano Camilo Cristófaro por desferir frases de cunho racista na terça-feira (3), durante uma sessão da Câmara Municipal de São Paulo. Ainda na terça, deputados federais da legenda solicitaram que a Comissão de Ética do PSB abrisse um processo visando a expulsão do vereador. A desfiliação, porém, torna o processo desnecessário.
De acordo com a coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, “para adotar um rito sumário, o presidente do partido em SP, Jonas Donizette, aceitou um pedido que o parlamentar fez de afastamento dos diretórios municipal e estadual da agremiação, no dia 28 de abril”.
Na ocasião, Cristófaro citava o artigo 17, parágrafo 6º, da Constituição, que permite o desligamento partidário com a anuência da direção da agremiação, apesar de não ter falado abertamente em desfiliação.
“Ele já vinha me ligando, afirmando que queria a desfiliação. Estávamos tentando segurá-lo. Mas, diante do fato gravíssimo de manifestação de racismo, que vai contra os princípios do PSB, o desligamento foi aceito”, disse Donizette, de acordo com a reportagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As falas de cunho racista feitas por Cristófaro aconteceram quando ele participava de forma remota de uma sessão na Câmara Municipal de São Paulo., quando ele achava que o microfone estava desligado. “Não lavaram a calçada. É coisa de preto, né?”, disse o parlamentar no áudio transmitido pelo telão da Casa Legislativa.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o web site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio