Politics

reconstituição para apurar crime é adiada


O Instituto-Geral de Perícias (IGP) informou que a etapa presencial da perícia de Reprodução Simulada dos Fatos (RSF) referentes à morte do jovem Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, foi adiada por determinação judicial. O trabalho ocorreria nesta terça-feira na cidade de São Gabriel.

Ainda não há data prevista para a RSF. “O IGP segue à disposição das autoridades competentes para a realização do trabalho”, frisou a instituição no comunicado. O objetivo deste tipo de perícia é apurar se os fatos se deram da forma como narrados pelos participantes e de acordo com as provas periciais. A etapa inicial consistiu na análise das perícias e do inquérito policial referente ao caso. Depois do trabalho no local, será produzido o laudo pericial. O trabalho será realizado por peritos criminais do Departamento de Criminalística do IGP, em conjunto com a Polícia Civil.

Acusados do crime, três policiais militares, sendo um sargento e dois soldados, encontram-se presos por homicídio triplamente qualificado. As qualificadoras atribuídas ao crime são motivo fútil, emprego de tortura e utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Os agentes estão recolhidos no presídio militar em Porto Alegre.

Veja Também

Segundo o laudo do IGP, a vítima morreu por hemorragia interna, provocada por um objeto contundente. O sangramento ocorreu a partir de golpes dados na coluna cervical. O laudo vai ao encontro de relatos de testemunhas, que afirmam que o jovem teria levado um tapa, caído e batido com a cabeça no chão, sendo então algemado e agredido com um cassetete.


O caso

Gabriel estava desaparecido desde o dia 12 de agosto e foi encontrado morto em um açude, na localidade de Lava Pé, no dia 19 do mesmo mês. O jovem, morador de Guaíba, estava na cidade para prestar serviço militar obrigatório. As investigações apontam que ele foi abordado pelos três policiais militares e levado na viatura. Depois disso, não foi mais visto com vida.





Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *